Foram hoje assinados pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, quatro contratos para escolas do Alentejo, no âmbito do Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas e Modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundário, do PRR.
A assinatura dos mesmos, teve lugar “Sessão de Homologação de Contratos no âmbito do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, que decorreu em Évora com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial e do Ministro das Infraestruturas e Habitação.
De referir que a medida C06-i09 do PRR, Escolas novas ou renovadas, tem como objetivo construir ou renovar 75 escolas públicas do ensino básico e secundário, incluindo a aquisição de equipamento necessário para o funcionamento das escolas novas ou renovadas.
Ainda no inicio deste mês, foram celebrados 26 contratos para financiamento da reabilitação de outras tantas escolas com municípios das regiões Norte e Algarve, no âmbito do concurso Escolas Novas ou Renovadas do PRR.
No Norte, foram assinados contratos com 16 municípios (Barcelos, Chaves, Esposende, Maia, Mogadouro, Monção, Penafiel, Penedono, Sabrosa, Santo Tirso, Trofa, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Foz Côa e Paços de Ferreira) para recuperar 22 escolas, no valor de 130 milhões de euros.
No Algarve, vão ser recuperadas quatro escolas nos municípios de Albufeira, Faro, Monchique e Vila Real de Santo António, no valor de 30 milhões de euros.
Em ambas as sessões, e perante os autarcas, Castro Almeida apelou: «O que eu peço aos senhores presidentes é que se empenhem em avançar imediatamente com os concursos para adjudicação das obras e avançar estas obras no terreno.»