A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) entregou, no âmbito do PRR, 15 veículos de combate a incêndios florestais a corporações de bombeiros voluntários de Abrantes, Alcoutim, Almodôvar, Cercal do Tejo, Grândola, Vinhais, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Mora, Pombal, Sabugal, Santiago do Cacém, Sines, Torrão e Vila Nova de Milfontes.
Os 10 veículos florestais de combate a incêndios (VFCI) e 5 veículos tanque táticos florestais (VTTF) foram adquiridos ao abrigo do programa “Mais floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”, que integra a Componente 08 – Florestas do PRR.
Este é o segundo lote de veículos entregues, tendo as primeiras as primeiras 10 viaturas sido entregues em maio (ver aqui).
Conforme anunciou a ANEPC, na cerimónia de entrega que decorreu em Pombal e contou com a presença do Primeiro-Ministro, esta é a “maior distribuição de veículos de combate a incêndios de sempre”. Duarte Costa, Presidente da autoridade, avançou ainda que “desde 2012 que o Estado não atribuía um conjunto de viaturas aos corpos de bombeiros e desde 2007 que não distribuía viaturas operacionais à ANEPC”.
De referir que esta medida inscrita no PRR vai permitir, até ao final do ano, distribuir um total de 81 veículos, no montante de mais de 14,0 milhões de euros.