A Escola Secundária de Porto de Mós vai ter os atuais pavilhões requalificados, bem como novas infraestruturas que oferecerão as condições adequadas às exigências técnicas e pedagógicas atuais.
Um projeto financiado pelo PRR num valor total de 9,3 milhões de euros.
“O financiamento do PRR corresponde à totalidade dos custos elegíveis do investimento, prevendo-se o final da sua execução em junho de 2026”, adiantou o município.
A Escola Secundária tem atualmente 857 alunos, mas, concluídas as obras, os alunos da Escola Básica do 2.º ciclo Manuel Oliveira Perpétua passarão a frequentar estas instalações, prevendo-se um aumento de 227 alunos do 2.º ciclo, assim “no futuro, prevê-se um total de número de alunos de 1.288”, indicou o município.
Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós, esclareceu que o estabelecimento de ensino “não tinha condições para pessoas com mobilidade reduzida, não tinha climatização e, portanto, era uma escola do século passado que serviu muitos alunos, e bem, mas que está completamente ultrapassada”. O investimento financiado pelo PRR permitirá criar um “espaço agradável” e com “boas acessibilidades”, que proporcione ao corpo docente e não docente, alunos e pais “melhores condições”, para que se possam “fixar esses alunos no concelho de Porto de Mós e, a partir daqui, fixá-los para a vida”.
O concurso para a empreitada já foi lançado, devendo a autarquia deliberar na próxima reunião de Câmara, no dia 27, sobre a adjudicação.