Com uma dotação total de 90 milhões de euros, 45 milhões para as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e 45 milhões destinados ao restante território continental, o PRR lança mais um aviso para contribuir para a descarbonização dos transportes públicos.
O aviso, enquadrado na Componente 21 – RepowerEU do PRR, está aberto até dia 31 de julho e pretende dotar o país com mais 300 autocarros com nível nulo de emissões, elétricos ou a hidrogénio.
No âmbito deste aviso, os beneficiários elegíveis – Municípios, Áreas Metropolitanas, Comunidades Intermunicipais e empresas, entidades e concessionárias com competências no domínio do transporte público coletivo de passageiros – podem recorrer a um financiamento, por autocarro limpo, de 270 mil euros no caso dos elétricos e 470 mil euros no caso dos autocarros movidos a hidrogénio.
Este aviso reforça o investimento TC-C15-i05: Descarbonização dos transportes públicos no âmbito da componente 15 e contribui assim para a meta total de aquisição de 445 autocarros limpos e respetivos pontos de carregamento.
De referir que o PRR tem uma dimensão dedicada à Transição climática e pretende, nas suas medidas, contribuir para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050.