A Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves, no distrito de Faro, passará a ter unidades residenciais de apoio à saúde mental.
Financiadas pelo PRR, no âmbito do investimento Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Rede Nacional de Cuidados Paliativos, estas unidades têm capacidade 36 utentes:
- Residência de Apoio Máximo Infância e Adolescência da instituição Amigos dos Pequeninos, IPSS, em Silves (12 lugares);
- Residência de Apoio Máximo Adultos da instituição Amigos dos Pequeninos, IPSS, em Silves (24 lugares).
A criação destas 2 residências resulta dos contratos de financiamento PRR entre a instituição Amigos dos Pequeninos, IPSS e a ARS Algarve.
Com o objetivo de proporcionar “cuidados integrados de suporte, promoção de autonomia e apoio social, em regime ambulatório, a pessoas com diferentes níveis de dependência”, este projeto tem a capacidade de receber “utentes de diversas idades, incluindo crianças adolescentes e adultos”.
“Além de todos os benefícios para a comunidade com o alargamento da rede nacional de cuidados continuados integrados de saúde mental, este projeto vai também contribuir para a formação de profissionais especializados na área do apoio à saúde mental”, refere Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget.
“A implementação deste novo equipamento de saúde mental na Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves é um passo importante para a melhoria da prestação de cuidados de saúde na região. Estamos convictos de que contribuirá para reforçar a resiliência do sistema de saúde e assegurar uma maior igualdade de acesso a serviços de qualidade na área da saúde mental e dos cuidados continuados integrados”.