O Centro Social do Vale do Homem viu aprovada a candidatura ao Plano de Recuperação em Resiliência para a construção, em Lanhas, Vila Verde, das “Casas do Minho”, para combater o isolamento de pessoas idosas ou com deficiência, em situação de vulnerabilidade social.
Inserida no Investimento RE-C03-I01 – Nova Geração de equipamentos e Respostas Sociais, esta candidatura centra-se na construção de uma Habitação Colaborativa, uma resposta inovadora de caráter residencial, temporário ou permanente, que assenta num modelo de habitação colaborativa e comunitária, organizada em unidades habitacionais independentes, de apartamentos, moradias ou outra tipologia similar, e que dispõe de áreas e espaços de utilização comum.
O PRR vai financiar as “Casas do Minho” com 1,5 milhões de euros que ficarão localizadas dentro da área da Quinta do Senhor, em Vila Verde e terão capacidade para 40 utentes. As obras devem arrancar no último trimestre do ano, prevendo-se que estejam concluídas no primeiro trimestre de 2026. O funcionamento do equipamento implicará a contratação de cerca de 40 colaboradores.
De acordo com a Autarquia de Vila Verde, este é um novo modelo que prioriza a inclusão e o combate ao isolamento de pessoas idosas ou com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de proporcionar equilíbrio entre a individualidade e a vivência em comunidade destas pessoas