Foram adjudicadas duas obras para melhorar a eficiência hídrica no concelho de Lagos.
Estes investimentos, no valor de 2,6 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliências (PRR), estão incluídos na 2.ª fase do plano de Redução das Perdas de Água no Concelho de Lagos, que prevê a renovação das redes de abastecimento com elevado nível de perdas reais.
De acordo com o município, as obras incluem a substituição de condutas de fibrocimento que abastecem, a partir do reservatório de Monte Lemos, as povoações de Espiche e Almádena, na freguesia da Luz, e a empreitada de diminuição de perdas de água no sistema distribuidor sob influência do reservatório RI na cidade de Lagos”.
No âmbito da Componente C09 do PRR -Mitigar a escassez hídrica, concretizam-se investimentos para a utilização estratégica da água, um recurso vital, escasso e estruturante, sendo por isso essencial que o seu uso seja pautado por princípios de racionalidade e eficiência. O planeamento e a gestão da água são um dos mais importantes e complexos desafios que se colocam atualmente, face ao impacto verificado com as alterações climáticas e a escassez deste recurso na região do Algarve. Assim se destaca a importância deste investimento para a mitigação do excesso de perdas de água e a promoção de uma gestão reacional.