A Câmara da Figueira da Foz vai investir mais de oito milhões de euros na requalificação da Escola Secundária Bernardino Machado, uma empreitada com um prazo de execução de 18 meses após a consignação, totalmente comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Além da modernização das atuais instalações, que datam de meados do século XX, a autarquia figueirense pretende que aquele estabelecimento escolar, criado em 1888, continue a orientar o ensino profissional para as necessidades das empresas do concelho, tendo em conta o alargamento e criação das novas zonas industriais.
No ano letivo 2023/2024, a Escola Bernardino Machado da Figueira da Foz foi frequentada por cerca de meio milhar de alunos, sendo que quase 50% na via profissionalizante.
Inserida no Investimento C06-i09 Escolas Novas ou Renovadas do Plano de Recuperação e Resiliência, a obra vai permitir a renovação de todo o espaço escolar melhorando as estruturas pedagógicas para todos os que o frequentam.
De referir que medida C06-i09 do PRR, Escolas novas ou renovadas, tem o objetivo de construir ou renovar 75 escolas públicas do ensino básico e secundário, incluindo a aquisição de equipamento necessário para o funcionamento dos espaços, assumindo assim grande importância no âmbito da melhoria do parque escolar nacional.