A Força Aérea anunciou a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios, financiados pelo PRR em cerca de 81%, que vão integrar as respostas ao combate a incêndios rurais.
Com a entrega, dos dois primeiros helicópteros, prevista para 2025 e do terceiro para 2026, a capacidade do estado no combate a incêndios rurais aumenta, elevando a frota destes helicópteros para nove.
Segundo a Força Aérea o helicóptero UH-60 Black Hawk, que tem 2h30 de autonomia de voo destina-se ” ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada”.
Lembre-se que, em 2018, o Governo transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do estado para o combate a incêndios rurais. “Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk”.
O contrato de aquisição agora assinado, que inclui ainda a formação de 6 pilotos e 18 mecânicos, resultou do concurso público que definiu a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, à empresa Ace Aeronautics, LLC.
Fotografia: https://www.emfa.pt/