Vai nascer no centro histórico do Porto uma nova creche para 73 crianças. Este equipamento resultará da reabilitação de um edifício no centro histórico do porto, pertencente ao Centro Social Nossa Senhora da Vitória. A obra, que se prevê estar concluída até março de 2026, apresenta um custo total de mais de 700 mil euros, sendo 50% financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Instituição Particular de Solidariedade Social, presidida pelo Padre Jardim Moreira, destaca que o objetivo é atender à crescente procura de famílias que vivem ou trabalham na área do turismo na zona histórica da cidade.
Atualmente, a instituição só acolhe crianças a partir dos 18 meses, sendo seu objetivo criar condições para receber crianças a partir dos quatro meses.
O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória é uma IPSS que atua no Centro Histórico do Porto, oferecendo resposta de creche e pré-escolar, centro comunitário, lar de idosos e outras estruturas de apoio à infância e à terceira idade.
Este projeto integra-se no investimento C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, que tem como um dos principais objetivos modernizar e alargar a rede de serviços de apoio social, a fim de criar métodos mais eficientes de prestação dos serviços à população.