PRR – Recuperar Portugal

Visita de acompanhamento – Agenda da Microeletrónica e Agenda ILLIANCE

O Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, e o Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, visitaram a Agenda da Microelectrónica e a Agenda ILLIANCE.

A visita de acompanhamento teve início no PCI – Parque de Ciência e Inovação onde estão vários parceiros da Agenda da Microlectrónica, onde se realizou uma reunião com empresas e entidades do sistema científico e tecnológico parte do consórcio.

Foi apresentado o estado da agenda, com cerca de 60% de taxa de execução, e em que as entidades que compõe o consórcio planeiam executar o investimento previsto, de forma a cumprirem os objetivos. Os resultados demonstrados evidenciam o compromisso em reforçar a indústria de semicondutores e microeletrónica”, destacou Pedro Almeida, diretor técnico da Agenda da Microeletrónica.

Na reunião, o Secretário de Estado da Economia deu nota de que esta agenda “demonstra o dinamismo e o potencial de investimento na área da fotónica e das enormes potencialidades da microelectrónica para o futuro do país. Hélder Reis sublinhou ainda a importância da agenda no âmbito do PRR e também a sua continuidade além dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

O investimento total ascende a 68 milhões de euros e o plano inclui 25 novos produtos, processos e serviços. As principais áreas de investimento são centradas no “Semiconductor Advanced Packaging”, industrialização de produtos baseados em circuitos óticos integrados, novas redes de acesso de alto débito e tecnologias híbridas de produção que servem a indústria automóvel, segurança, comunicações e energia.

Seguiram-se as visitas à PICadavanced , empresa do consórcio que permite o desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos (PICs) para futuras redes de telecomunicações – especificamente redes 25G e 50G e redes de rádio 5G/6G e desenvolvem processos industriais de encapsulamento e industrialização de transceptores ópticos visando integração de linhas robóticas.

Este desenvolvimento concretiza-se na HFA – Henrique, Fernando & Alves S.A., empresa de capital português, empresa especializada na produção e reparação de soluções eletrónicas inovadoras ​​para diversos setores, desde Eletrónica em geral e Telecomunicações até Saúde, Aerospacial e Iluminação com um investimento na Agenda de mais de 4.500.000 €

Seguiu-se a visita à Bosch Termotecnologia e à OLI – sistemas sanitários SA, membros da Agenda ILLIANCE que endereça a neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, através da conceção, desenvolvimento e industrialização de tecnologias complementares, associadas a 3 pilares fundamentais: saúde, conforto e sustentabilidade.


O consórcio da agenda é composto por 29 entidades que em conjunto destacam a necessidade de agir e impulsionar um novo futuro ecológico e sustentável, seja pela pandemia que alavancou a vontade de transformar as nossas residências num “casulo” protetor – gerando o termo casulo, ou ainda mais recentemente pela atual situação geopolítica – germinando a consciência de que os países ocidentais precisam de otimizar a utilização das energias renováveis, tornando-se menos dependentes dos combustíveis de hidrocarbonetos.

Na reunião com os membros do consórcio foi destacado o papel promotor de inovação dos vários parceiros que com os projetos contribuem para, de forma holística e integrada, desenvolver vários produtos inovadores na área da saúde e conforto, como: bombas de calor, equipamento de combustão H2 para aquecimento, forno para queima de misturas de gás incluindo H2, equipamentos eletrónicos ultracompactos, iNergy & iPpower, I4roofs e soluções Passive House, OLI Health & Air2.0, pavimentos cerâmicos de elevada espessura e Sensing home.

Scroll to Top