A Direção-Geral do Território (DGT) adquiriu uma cobertura de imagens de satélite de muito grande resolução espacial, no âmbito de iniciativas do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) financiadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para visualização imediata desta cobertura de imagens, designada por OrtoSat2023, num browser da internet pode utilizar o visualizador viSMOS, onde pode analisar esta cobertura de imagens em conjunto com outros produtos cartográficos do SMOS.
A OrtoSat2023 foi obtida com imagens de satélite Pléiades Neo da Airbus, adquiridas durante o ano de 2023 sobre o território de Portugal Continental. A cobertura é composta por um mosaico equalizado e ininterrupto de imagens ortorretificadas com uma resolução espacial de 30 cm.
A disponibilização da OrtoSat2023 foi realizada de forma faseada. A primeira fase ocorreu em junho de 2024 em que foram disponibilizados cerca de 40% do território, correspondentes a uma faixa da região centro. Na segunda fase, que ocorreu em setembro de 2024, foram disponibilizados os restantes 60% do território, cobrindo as regiões Norte e Sul do território continental.
A OrtoSat2023 é disponibilizada através de serviços de visualização e de descarregamento. O serviço de visualização é de acesso público através de um serviço WMS, disponibilizado no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). O serviço de visualização é composto por dois temas, “CorVerdadeira” e “CorFalsa”. O serviço de descarregamento está apenas disponível para Entidades Públicas.
A OrtoSat2023 pode ser usada por entidades da Administração Pública Central e Local, setor privado, universidades e centros de investigação e desenvolvimento (I&D), nomeadamente para produção de cartografia de ocupação do solo, elaboração, monitorização e avaliação de Planos e Programas Territoriais, e projetos de I&D na área do ordenamento, ambiente, agricultura e floresta.
A OrtoSat2023 é um produto da família de produtos da Cartografia de Base do SMOS. O SMOS é uma iniciativa inovadora, concebida e desenvolvida pela DGT, com o objetivo de produzir de forma contínua informação cartográfica de base e temática relativa ao uso e ocupação do solo. É um sistema colaborativo e multifuncional que envolve a Administração Pública, o sistema científico e tecnológico nacional, o setor privado e o cidadão comum, orientado por necessidades dos utilizadores e com política de dados abertos. O SMOS constitui uma mudança de paradigma na produção de cartografia e utiliza os mais recentes desenvolvimentos das tecnologias do espaço e Inteligência Artificial para criar produtos com mais detalhe, qualidade e rapidez.
Para mais informações sobre o SMOS e os seus produtos consultar: https://smos.dgterritorio.gov.pt/
OrtoSat2023 – Cabanas de Tavira – © Airbus DS (2023)