A Associação SmartOcean, entidade gestora do Polo de Peniche do “Hub Azul”, deu início à construção da infraestrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul.
Um investimento total superior a seis milhões de euros, financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estando previsto terminar a obra em dezembro de 2025.
A ser edificado no Porto de Pesca, perto do edifício CETEMARES do Instituto Politécnico de Leiria que alberga o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), o Polo de Peniche do Hub Azul consolidará o ecossistema de inovação e conhecimento para a economia azul existente na região Oeste e proporcionará um contexto de atratividade de empreendedores e de investimento, bem como a criação de emprego qualificado na área da economia azul.
Numa sessão que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro evidenciou o investimento como fonte de desenvolvimento científico e de investigação que mantém o país como um dos contribuintes para o desenvolvimento da economia azul.
O Professor Sérgio Leandro, Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, destacou o desenvolvimento de novas startups como uma das mais valias deste investimento e a contribuição para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a mais competitiva, coesa, inclusiva e sustentável, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.
Assista ao vídeo da visita Aqui