Teve início a construção de 12 novos apartamentos, na freguesia da Maia, em São Miguel, nos Açores. Um projeto com um investimento de 2,3 milhões de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra, com um prazo de execução de 450 dias, vai permitir a construção de seis apartamentos de tipologia T2 e seis de tipologia T3.
A construção desses 12 novos apartamentos permite concluir o aldeamento, que já tem edificadas 37 moradias, de acordo com a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego. Maria João Carreiro revelou que os apartamentos vão ser colocados no mercado em regime de arrendamento com opção de compra, garantindo às famílias “habitações acessíveis, modernas, eficientes e confortáveis”.
Segundo a secretária regional, a região tem em curso investimentos em habitação “na ordem dos 24 milhões de euros”, que se irão traduzir em 200 novas habitações.
A “Agenda para Habitação nos Açores, 2020-2031” sublinha a importância de garantir uma oferta pública de habitação a preços acessíveis, alinhada com os rendimentos das famílias açorianas. Para abordar esta carência. A Região Autónoma dos Açores tem como objetivo fortalecer a oferta habitacional em várias frentes devido a uma notória deterioração dos imóveis e à redução da oferta no mercado imobiliário. Neste contexto estão a ser implementadas medidas de construção, reabilitação e reconversão de situações já existentes de que são exemplo estes novos 12 apartamentos.