Está lançada a empreitada para a obra do futuro bairro de habitação municipal da Quinta das Bicas, em Taveiro, Coimbra.
Este projeto, que contempla a construção de 268 fogos de habitação, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representando um investimento de cerca de 36 milhões de euros .
Pretende-se responder à atual dinâmica de preços da habitação face aos níveis de rendimentos das famílias portuguesas, em especial em ambientes urbanos, disponibilizando um parque público de habitações acessíveis.
Este novo bairro apresentará setenta e seis casas de tipologia T1, cento e dez T2, quarenta e dois T3, quarenta T4 e seis moradias (T4) geminadas, sendo que que cada bloco terá três andares (incluindo rés-do-chão) e cave para estacionamento de viaturas. A construção recorre a estruturas pré-fabricadas de betão armado para assegurar uma execução mais rápida.
De acordo com vereadora da habitação social, Ana Cortez Vaz, serão 268 “novas vidas para famílias” com carência habitacional. Uma solução que vai ao encontro dum paradigma que “mudou muito”, já que se regista cada vez mais “agregados que trabalham, que têm rendimentos”, mas que não conseguem aceder a habitação no concelho.
Além de espaços verdes e de parque infantil, o bairro conta ainda com dois lotes que poderão ser destinados a equipamentos de apoio social, de maior proximidade, associações ou parques desportivos, que ainda serão definidos pelo município e que estão fora desta empreitada destacou a vereadora, referindo que o objetivo é assegurar que esses mesmos equipamentos também estejam prontos aquando do fim da empreitada (estimado para abril de 2026).
Com a construção destes novos fogos, a Câmara de Coimbra passará a contar com cerca de 1.400 fogos de habitação municipal, não incluindo nestas contas a oferta no âmbito do programa de arrendamento acessível, também financiado pelo PRR, destacou.