Foi lançado em Valença o concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia. Este projeto pretende tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal. A intervenção no valor de cerca de 213 mil euros é financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
De acordo com a Câmara de Valença o objetivo é tornar as áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo. As 12 manchas florestais abrangidas ficam próximas a aglomerados populacionais nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins.
Vão ser realizadas ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas, mais adequadas à região e resistentes aos incêndios florestais, refere o município. Serão também realizadas ações de sensibilização para o uso do fogo e o reforço e melhoria da sinalética dos pontos de água e das zonas de lazer e espaço verde.
O Programa Condomínios de Aldeia, integrado na componente C08 (Florestas) do PRR, tem como objetivo dar apoio às aldeias localizadas em territórios vulneráveis de floresta. O Programa apoia um conjunto de ações destinadas a assegurar a alteração do uso e ocupação do solo e a gestão de combustíveis em redor dos aglomerados populacionais.