A Plataforma Naval Multifuncional ou PNM NRP (Navio da República Portuguesa) Dom João II é um projeto de um navio polivalente da Marinha Portuguesa, financiado parcialmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 132 milhões de euros, que já saiu do papel para o aço, sendo possível, nesta fase, ver a construção dos blocos iniciais do futuro navio.
Esta nova Plataforma Naval Multifuncional representa um dos pilares do investimento da Marinha inserido no contexto do Centro de Operações de Defesa do Atlântico e Plataforma Naval, conforme delineado no Plano de Recuperação e Resiliência.
O contrato para a construção deste navio, foi assinado a 24 de novembro de 2023, com o estaleiro naval Damen Shipyards, estando neste momento a ser construídos os blocos iniciais do navio.
A primeira fase de materialização deste projeto foi apresentada na visita da equipa de acompanhamento e fiscalização da Marinha Portuguesa, com os especialistas do estaleiro para acompanhar de perto mais uma etapa importante do projeto inserido na componente C10 – Mar do PRR.
O navio terá um comprimento de total de 107,6 metros, e funcionará como um Porta-Drones aéreos, terrestres e submarinos, aumentando a sua capacidade de investigação e monitorização de oceano.
Poderá realizar operações de vigilância, investigação oceanográfica, monitorização ambiental e meteorológica assim como missões de evacuação de emergência, traduzindo-se numa enorme mais-valia para o país.
Fonte: Marinha Portuguesa