PRR – Recuperar Portugal

Variante Nascente de Évora recomeça construção com financiamento PRR

A assinatura do auto de consignação da empreitada do IP2, Variante Nascente a Évora, marca o recomeço da construção do troço que vai permitir divergir o trânsito do IP2, fazendo com que não passe no centro da cidade de Évora. A construção desta variante esteve suspensa 13 anos por questões financeiras sendo agora retomada, com um investimento de 54,9 milhões de euros no âmbito do PRR.

No Palácio D. Manuel em Évora, durante a cerimónia de assinatura do referido auto de consignação, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas, que se referiu a esta obra como “muito importante e já há muito ansiada” salientou também ser “uma das maiores obras do PRR”.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, a variante à cidade, com uma extensão de 12,8km e dupla faixa de rodagem tem um prazo de execução de 510 dias e irá “irá contribuir decisivamente para a melhoria das ligações rodoviárias na região de Évora, melhorar a segurança rodoviária e promover a competitividade das empresas e a mobilidade das populações da região”.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora Carlos Pinto de Sá, reforça que “é uma obra muito significativa” já que irá evitar “todo o trânsito passe por dentro de Évora”, frisando que o trânsito do IP2, hoje em dia, “passa entre dois edifícios do hospital, o que deve ser uma situação ‘sui generis’ no mundo”, causando “o estrangulamento e dificuldades muito significativas” na circulação.

Scroll to Top