A Região Autónoma dos Açores, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, aprovou mais de 100 ações de formação intensiva e de curta duração no âmbito da medida Qualifica.IN, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estas ações serão realizadas por diversas entidades como a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, a Escola Profissional de Vila Franca do Campo, a Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, o Centro de Qualificação dos Açores e a Escola do Mar dos Açores, totalizando mais de 2.250 vagas. Às escolas profissionais e entidades promotoras do Qualifica.IN é atribuído um apoio financeiro até ao montante máximo de 24 mil euros por cada ação de formação, tendo sido aprovado nesta fase um investimento superior a 500 mil euros integralmente financiado pelo PRR.
As formações abrangem áreas como Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal, Saúde, Construção Civil e Engenharia, Eletrónica, Indústrias Alimentares, Serviços de Transporte, Ciências Informáticas e Trabalho Social.
O investimento Qualifica.IN na RAA pretende a qualificação de adultos e aprendizagem ao longo da vida através de medidas que pretendem aumentar a qualificação dos adultos, colmatando os baixos níveis de qualificação na RAA, em comparação com Portugal continental e com a União Europeia. Os baixos níveis de qualificação constituem um importante estrangulamento para a diversificação de novas empresas e para o desenvolvimento sustentável, estando associados a baixos níveis de produtividade e salários e à falta de resiliência durante crises económicas.
A formação no âmbito do Qualifica.IN, que se destina a ativos empregados e desempregados com idade igual ou superior a 18 anos, pode decorrer em formato presencial ou à distância e podem ser realizados até abril do próximo ano.