No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai surgir em breve um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente, através de uma plataforma, a livros digitais e audiolivros em todo o país.
Designada BiblioLED, esta biblioteca pública digital destina-se a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Este projeto está integrado na Componente 4 – Cultura do PRR que pretende valorizar as artes, o património e a cultura enquanto elementos de afirmação da identidade, da coesão social e territorial e do aumento da competitividade económica das regiões.
O site já se encontra disponível, com informações quanto à sua utilização, nomeadamente, a indicação de que o catálogo de títulos da BiblioLED será constituído por uma coleção nacional disponibilizada às 445 bibliotecas e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana.
O objetivo deste serviço é, assim, fomentar hábitos de leitura e facilitar o acesso a recursos digitais, complementando os serviços presenciais.
O atual contexto editorial português é caracterizado pelo predomínio do livro impresso, sendo fundamental promover o investimento em suportes de leitura alternativos, como ebooks e audiobooks, de forma a tornar possível aos leitores desenvolverem práticas de acesso e de leitura digital em língua portuguesa.