No âmbito da medida C04-i02: Património Cultural, Requalificação dos Teatros Nacionais do PRR, o Teatro São Carlos, Monumento Nacional desde 1996, irá proceder ao restauro e reabilitação do seu mobiliário.
Assim, o OPART (Organismo de Produção Artística, E.P.E.) lançou, no dia 9 de novembro, o concurso público para a aquisição de prestação de serviços de conservação e restauro, reabilitação das cadeiras de plateia e dos camarotes, bem como de outro mobiliário de assento do Foyer e outros espaços, que fazem parte do património do Teatro Nacional de São Carlos.
O concurso apresenta um valor base de € 500.000,00 (quinhentos mil euros), acrescido de IVA, podendo os interessados apresentar proposta até às 18h00, do dia 03 de janeiro de 2025, na plataforma VORTAL.
A intervenção no Teatro Nacional de São Carlos para além da conservação, restauro e requalificação geral, tem como principais objetivos a modernização dos equipamentos, na sua maioria obsoletos e descontinuados, a melhoria do desempenho energético dos edifícios; a segurança das equipas e bens; a melhoria das condições de trabalho, que decorrerão de novas funcionalidades dos espaços; o incremento do conforto e bem-estar para o público.
Na Componente C04 – Cultura, parte da dimensão Resiliência, o PRR apresenta como objetivo macro a valorização do património cultural enquanto fator de identidade, coesão social, conhecimento, desenvolvimento, educação, turismo e economia.