Desde o primeiro momento, que o PRR tem seguido uma política de enorme transparência, seja com a apresentação de resultados e projetos no site e redes sociais, bem como com a divulgação dos projetos no Portal da Transparência.
Agora, a Estrutura de Missão apresenta uma nova página no site “PRR por regiões”. Nesta página é possível consultar os investimentos PRR de Norte a Sul do país e ilhas, selecionando os distritos de Portugal e conseguindo chegar ao pormenor dos concelhos. Aqui, é possível verificar a implementação de cada componente, investimento e projeto tanto de âmbito nacional como regional.
Na nova página do site do PRR, cujos dados são atualizados todas as quartas-feiras, pretende-se dar continuidade à política de transparência do processo de atribuição dos fundos do PRR, acompanhando a divulgação trimestral, que a Estrutura de Missão Recuperar Portugal começa a promover já em este mês, das “candidaturas aprovadas no âmbito dos investimentos do PRR (…), em suporte de papel e/ou eletrónico, num dos dois jornais locais ou regionais de maior circulação do concelho ou dos concelhos onde esse investimento é executado, bem como num jornal de circulação nacional.”, nos termos legalmente estabelecidos no n.º 8 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 29-B/2021, de 4 de maio, na redação conferida pelo Decreto-lei n.º 55/2024, de 9 de setembro.
O PRR foi estruturado para ajudar a tornar a economia mais robusta numa sociedade mais resiliente e, por consequência, melhorar a vida de quem vive em Portugal.
Com 3 dimensões, Resiliência, Transição Climática e Transição Digital, que se declinam em 21 componentes, o plano prevê implementar 44 Reformas e 117 Investimentos, que visam atingir os objetivos de ajudar a transformar a sociedade, tornando-a mais resiliente, mais sustentável e mais digital. Um fundo que se rege pela transparência de informação e dados e que agora se torna ainda mais próximo.