Decorreu no Porto, o ato público de assinatura do contrato da empreitada de construção da residência de estudantes do Politécnico do Porto. A sessão contou com a presença do Presidente da Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, do Vereador da Câmara Municipal do Porto para os pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, além do Presidente do Politécnico Prof. Paulo Pereira.
Durante a sessão os intervenientes foram unânimes na grande importância sócio-económica desta residência no centro do porto, com acessibilidades de circulação e a garantia de que um ensino de qualidade só existe aliado a boas condições de alojamento e amenidades para os estudantes.
Integrado no investimento C6 -Qualificações e Competência do PRR tem como objetivo a melhoria das condições de estudo e bem-estar dos estudantes. Uma das prioridades neste plano é justamente o aumento da capacidade de alojamento, através da construção de novas residências. O plano de investimento na área do alojamento ascende aos 20 milhões de euros, com um investimento PRR de aproximadamente 13 milhões de euros, para um total de 400 novas camas.
A nova Residência de Estudantes do Campus 1 – Breiner representa um investimento superior a 6,8 milhões de euros que conta com um financiamento PRR, no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para Estudantes do Ensino Superior de 5,3 milhões de euros e um investimento próprio do Politécnico do Porto de 1,5 milhões de euros.
O conjunto de edifícios permitirá disponibilizar 168 novas camas aos estudantes deslocados na cidade, integrado 65 quartos duplos, 17 estúdios duplos e quatro quartos individuais.