A Unidade Local de Saúde Santa Maria passa a dispor de uma nova Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes, um investimento de 1,1 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Com o nome do psiquiatra Daniel Sampaio, a nova unidade, com uma área total de 654 m², vai funcionar no Hospital Pulido Valente oferecendo três valências: Consulta Externa, Hospital de Dia e a Unidade de Internamento.
De acordo com o presidente da ULS Santa Maria, Carlos Martins, esta nova a Unidade representa “um marco importante na ampliação do atendimento especializado em Saúde Mental na Região de Lisboa” reforçando “o compromisso com a resposta aos utentes mais jovens”.
A Unidade contará com uma equipa multidisciplinar, que inclui Psiquiatras, Psiquiatras da Infância e da Adolescência, Enfermeiros, Psicólogos, Assistente Social, Psicomotricista, Terapeuta Ocupacional, Musicoterapeuta, Nutricionista, Técnicos Auxiliares de Saúde e Assistentes Técnicos.
Este investimento, que integra a Componente C1 do PRR – Serviço Nacional de Saúde, surge da necessidade de concluir a cobertura nacional dos Serviços Locais de Saúde Mental nas vertentes de internamento, ambulatório e intervenção comunitária.