A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) recebeu o primeiro robot cirúrgico que será instalado no bloco operatório.
A aquisição deste robot é parte de uma estratégia mais ampla de melhoria das infraestruturas tecnológicas da ULS Braga, que inclui a compra de dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas e uma tomografia axial computorizada.
O investimento global é de nove milhões de euros, financiado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Este equipamento vai contribuir para a modernização da prática clínica da ULS Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos”, destaca a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Paula Vaz Marques.
Este investimento integra a Componente C01 do PRR e tem como objetivo a instalação, nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, de equipamento pesado para o reforço e substituição do parque tecnológico, contribuindo, em simultâneo, para a melhoria do serviço prestado aos utentes. Com isto, pretende-se promover o diagnóstico precoce resultando em tratamentos mais bem-sucedidos, menor morbidade e mortalidade.
Imagem: Unidade local de Saúde de Braga