A partir de hoje encontra-se concluído o investimento para cobertura meteorológica de todo o território do país, com a inauguração do novo radar meteorológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), localizado em São Miguel, Açores.
Este investimento do Plano de Recuperação e Resiliência, (Componente C10 – i01 – “Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul-Radares do Atlântico”), no valor de cinco milhões de euros, permitiu a Instalação de estações meteorológicas automáticas de altitude, em São Miguel e nas Flores.
Os novos sistemas de radar são do tipo Doppler da Banda C, com tecnologia de polarização dupla, são complementados por duas estações meteorológicas e dois detetores de descargas elétricas localizados nos aeroportos de São Miguel e das Flores.
O equipamento de última geração, permitirá previsões mais precisas, contribuindo para a segurança das populações e o fortalecimento da vigilância atlântica sendo essencial para a navegação marítima e aérea.
A importância de garantir a totalidade da cobertura por sistemas de radar do território dos Açores é de enorme relevância visto ser esta região frequentemente afetada por fenómenos de tempo severo, com influência de ciclones tropicais, que têm um impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de atividades com grande impacto sócio-económico.
Nesta ocasião foi também lançado o Observatório Climático do Atlântico, beneficiando da posição privilegiada de pivot dos Açores no Atlântico. Esta infraestrutura irá recolher dados atmosféricos, que são fundamentais para estudar as alterações climáticas na região do Atlântico, nomeadamente gases com efeito de estufa.
Foto: Governo dos Açores