Foi aprovada a abertura de três concursos públicos destinados à requalificação do Mosteiro de Alcobaça, no montante de 6,5 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A intervenção visa a reabilitação de espaços interiores e exteriores, permitindo que o complexo monástico se transforme num potencial polo criativo e dinamizador para a região. As obras, que se prevê estarem concluídas no final deste ano, incluem a reabilitação do Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, do Celeiro, da zona superior da Cerca e do Jardim do Obelisco.
A Componente C04 – Cultura do PRR pretende valorizar as artes, o património e a cultura enquanto elementos de afirmação da identidade, da coesão social e territorial e do aumento da competitividade económica das regiões e do país através do desenvolvimento de atividades de âmbito cultural e social de elevado valor económico. Deste modo, com a reabilitação do património cultural edificado irá dar-se resposta a importantes desafios que existem, quer no plano da salvaguarda infraestrutural, quer no plano dos impactos das alterações climáticas.
O Mosteiro de Alcobaça é considerado um dos maiores e mais bem conservados edificados da Ordem de Cister em toda a Europa e consegue, através deste financiamento, melhorar o desempenho energético e salvaguardar as suas infraestruturas para as gerações futuras.
Foto: Mosteiro de Alcobaça