Até dia 14 de fevereiro, a Universidade do Algarve tem abertas as candidaturas para 39 formações gratuitas no âmbito do programa “Impulso mais digital” financiado pelo PRR.
Estas formações, destinadas a Jovens (menos de 23 anos) e Adultos (mais de 23 anos) com residência em Portugal que estejam a frequentar uma licenciatura da área Não CTEAM, ou, possuam grau de Licenciatura em área Não CTEAM, são organizadas numa lógica de módulos de microcredenciação e podem ser oferecidas em formato híbrido ou à distância. Neste momento, encontram-se abertas candidaturas para as áreas de Comunicação Digital e Cidadania, Criação de Conteúdos Digitais, Segurança e Privacidade e Soluções de Base Tecnológica.
Os módulos disponibilizados abrangem diversas áreas como Literacia Digital, Pensamento Computacional, Programação, Digital Media, Comunicação e Design Multimédia, Cibersegurança e Privacidade, Ciência dos Dados e Análise, Inteligência Artificial e Fabricação Digital.
Este programa realiza-se no âmbito do consórcio “Digital Sul + Ilhas”, composto por seis Instituições de Ensino Superior, nomeadamente, Universidade do Algarve, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores e Egas Moniz.
O projeto surge no seguimento da submedida do PRR “Reforço das Competências Digitais” parte do investimento “Impulso mais digital” da Componente C06 – Qualificações e Competências. Entre outros objetivos, a medida pretende promover a participação de 11.750 jovens e adultos de áreas não CTEAM nos programas destinados a reforçar as competências digitais, contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva e digital.