PRR – Recuperar Portugal

Arrancam as obras financiadas pelo PRR na Escola Secundária de Arganil

As obras de requalificação, modernização e ampliação da Escola Secundária de Arganil arrancaram no início de fevereiro, com o objetivo de melhorar as condições educativas e infraestruturas escolares.

O projeto, num valor superior a 5 milhões de euros financiados pelo PRR, é, segundo Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, “muito esperado e necessário”. A escola, construída nos anos 80, apresenta problemas significativos de acessibilidade, organização e degradação dos materiais, bem como questões em estruturas e coberturas. A intervenção, que agora avança, visa criar uma imagem contemporânea do edifício, bem como reorganizar as zonas de circulação e os espaços de convívio, promovendo, assim, um ambiente educacional mais funcional, eficiente e cómodo.

A eficiência energética foi também um dos requisitos desta empreitada, estando contempladas soluções mais eficientes, como isolamento térmico reforçado, através da substituição de caixilharia e da instalação de vidros duplos, sistemas de climatização de baixo consumo e equipamentos que promovam a utilização racional de energia.

Os primeiros trabalhos da empreitada já começaram e consistem na preparação do terreno para a construção de um novo bloco de aulas, complementar os quatro edifícios já existentes. Espaço este que irá incluir, por exemplo, uma sala de robótica, uma área formativa de saúde, uma sala de professores e uma sala para os assistentes operacionais.

Os pavilhões já existentes também sofrerão intervenções, como a reorganização do bloco de receção e convívio, com o intuito de melhorar a acessibilidade e as áreas de gestão, como a secretaria e a biblioteca, ou melhoramentos nas salas para disciplinas práticas e nos sanitários, garantindo acessibilidade adequada. O pavilhão gimnodesportivo também será renovado, nomeadamente, com intervenções  nos balneários e a substituição do pavimento da área de jogo, assegurando, assim, maior segurança e conforto para os alunos.

Foto: Câmara Municipal de Arganil

Scroll to Top