PRR – Recuperar Portugal

Inaugurados Centro de Inovação para a Indústria e edifício para formação na saúde e desporto na UTAD

Hoje, dia 10 de fevereiro, são inaugurados o Centro de Inovação para a Indústria, bem como um edifício de apoio à formação na saúde e desporto. Estas novas infraestruturas da Universidade, que permitem modernizar as condições de ensino e investigação, tiveram um custo de cerca de 1,4 milhões de euros e foram financiadas pelo PRR.

O Centro de Inovação resulta de uma parceria com a empresa Continental Advanced Antenna e oferece novos laboratórios de cibersegurança, de sensores inteligentes e de inteligência artificial, que possibilitam impulsionar a investigação e a transferência de conhecimento, nomeadamente no setor da indústria automóvel, área de atuação da referida empresa, que é uma das maiores empregadoras da região.
A obra, que assume um investimento de 483 mil euros, foi executada no âmbito da Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde (investimento C05-i01).

Com o nome A-MoVeR – Agenda Mobilizadora para o Desenvolvimento de Produtos e Sistemas Inteligentes de Mobilidade Verde pretende realizar uma alteração substancial no modelo de desenvolvimento industrial na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, através da concretização de um conjunto de investimentos industriais que vão permitir a inserção das empresas participantes em segmentos internacionais com elevado valor acrescentado.
Também inaugurado hoje, o novo edifício de apoio à formação multidisciplinar nas áreas da saúde e do desporto assume um investimento de 934 mil euros e foi construído ao abrigo do projeto “UTAD – Skills for Life Programa Impulso Jovem”, num financiamento PRR.

Este novo espaço apresenta melhores condições para o ensino de diversas modalidades gímnicas (ginástica artística, rítmica, acrobática, entre outras), tendo ainda como objetivo impulsionar a investigação científica nas áreas da biomecânica, fisiologia do exercício e reabilitação.

Foto: UTAD

Scroll to Top