PRR – Recuperar Portugal

Edifícios públicos ganham outra vida como espaços de acolhimento

A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, visa dar uma resposta organizada e transversal a pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência. Neste contexto, o município de Arganil encontra-se a reabilitar e readaptar 3 edifícios públicos, num investimento estimado de 500 mil euros.

A reabilitação destes 3 edifícios para acolher pessoas que precisam de alojamento emergente (devido a acontecimentos excecionais ou imprevisíveis ou a situações de risco iminente) ou de transição (situações que, pela sua natureza, necessitam de respostas de alojamento de acompanhamento antes de poderem ser encaminhadas para uma solução habitacional definitiva), segundo o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, vai além da simples resposta habitacional: “Estamos a criar condições para que as pessoas acolhidas nestes espaços encontrem não apenas um teto, mas também um ponto de partida para recomeçar, com dignidade e esperança. Queremos assegurar que, em situações de emergência, ninguém se sinta desamparado ou esquecido”.

O autarca reforça ainda que os 3 edifícios públicos “ganham agora uma nova vida, com uma função muito nobre, serem abrigo para quem enfrenta momentos de grande fragilidade”

Já se econtra concluída a reabilitação da antiga escola de Torrozelas, na freguesia de Arganil, tendo o espaço sido transformado numa unidade com tipologia familiar preparada para acolher até três pessoas. A escola primária da Sanguinheda, em São Martinho da Cortiça, está a ser renovada, com conclusão prevista para o final de abril e capacidade de acolhimento para três pessoas. Em Sarnadela, aguarda-se e conclusão em julho da renovação do edifício do posto médico, que terá capacidade para acolher quatro pessoas.

No âmbito do investimento RE-C02-i02: Bolsa nacional de alojamento urgente e temporário do PRR é assegurada uma melhor resposta às necessidades habitacionais emergentes, reforçando a capacidade das várias autarquias de oferecer soluções de alojamento que promovam a inclusão social, a proteção e a promoção da autonomia das pessoas, criando uma rede de proteção na comunidade.

Foto: Município de Arganil

Scroll to Top