Realizou-se na Universidade de Coimbra (UC) a conferência “UC a Mobilizar Portugal”, evento que abordou as Agendas Mobilizadoras no âmbito do PRR.
Esta ocasião serviu para fazer o ponto de situação das diversas agendas mobilizadoras que a Universidade de Coimbra integra, refletir sobre desafios que têm encontrado e o caminho a fazer e promover o diálogo entre a Comunidade científica e os diversos agentes. O evento contou com a presença do Reitor Amílcar Falcão e do Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate para o encerramento.
Com várias Agendas, a Universidade de Coimbra afirma-se também pela implementação de políticas que visam o desenvolvimento económico e social, enquanto promotor de desenvolvimento tecnológico e de empreendedorismo no País. A UC integra agendas de áreas tão distintas quanto a energia, mobilidade, novos métodos de produção, sustentabilidade, passando pela saúde, pela exploração do espaço ou pela área digital.
O Presidente da Estrutura de Missão teve a oportunidade de apresentar o ponto de situação do PRR com a evolução desde 2021 e as novas perspetivas, com a reprogramação, até à conclusão do programa de ajuda europeu. Destacou ainda a política de transparência e qualidade da informação do PRR, que se pretende acessível e claro, a todos os cidadãos e intervenientes públicos e privados. Realçou a importância de cumprimento dos prazos estabelecidos e a correta aplicação de todas as verbas, promovendo a sustentabilidade e a inovação tecnológica em Portugal.
No encerramento, o reitor da Universidade de Coimbra congratulou-se com o trabalho desenvolvido em prol da educação e da passagem do saber ao serviço da comunidade e do desenvolvimento económico, destacando o compromisso no cumprimento das metas estabelecidas pelo PRR. A Universidade de Coimbra encontra-se no top 3 das instituições de ensino superior no que se refere quer ao número de agendas mobilizadoras, quer ao investimento recebido de 45 milhões, com os quais desenvolve 19 agendas já com uma elevada taxa de execução.