A Escola Secundária da Lousã vai ser requalificada com o apoio do PRR. A intervenção na infraestrutura irá criar acessibilidades, modernizar equipamentos e melhorar a eficiência energética da escola, devendo estar concluída até junho de 2026. Um investimento superior a 9 milhões de euros, que conta com financiamento PRR.
A obra nesta escola era há muito desejada uma vez que os edifícios datam da década de 1980 e torna-se necessário garantir condições para as necessidades educativas da população, prevenindo o insucesso e o abandono escolar precoce através de um parque-escolar mais atrativo e garantido condições para um processo de ensino/aprendizagem equitativo.
Com estes objetivos, serão reestruturados e remodelados os edifícios existentes, desde os blocos de aulas, ao administrativo, passando pela biblioteca, arquivo, auditório e sala de aula do ensino especial. Os equipamentos da escola também serão renovados através da aquisição de mobiliário escolar, equipamento didático, equipamento informático, de comunicação e desportivos.
O Presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, sublinhou que este “é um objetivo muito importante que vai proporcionar um ambiente escolar mais estimulante” durante a sessão de apresentação do projeto, que contou com a presença da vereadora da Educação, do Diretor do Agrupamento de Escolas, do Executivo e equipa técnica da CML, docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa.
O PRR prevê na sua componente C06 – Qualificações e Competências a renovação de espaços escolares aumentando assim a sua atratividade e inclusão e reduzindo as disparidades territoriais. É o pretendido pela autarquia da Lousã que na sessão de apresentação à comunidade destacou o potencial da obra e a adequação a todas os jovens que acedem à escola contemplando as acessibilidades especiais e o espaço para o ensino de multideficiência.