Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Cirurgias Robóticas com apoio PRR

Já foram realizadas, na Unidade Local de Saúde Almada-Seixal, as primeiras cirurgias robóticas com o novo equipamento adquirido através do financiamento PRR.

A referida unidade de saúde já tem instalado o seu primeiro robot para realização de cirurgia robótica assistida (sistema robótico da Vinci Xi), que oferece diversas vantagens, nomeadamente, maior precisão no ato cirúrgico, menor sangramento, menor risco de infeção, redução da dor pós-operatória, redução do tempo de internamento hospitalar, entre outras.

Este sistema, que permite a realização de cirurgias de excelência e a redução da curva de aprendizagem em relação à laparoscopia tradicional, resulta de um investimento de 1,9 milhões de euros, financiado pelo PRR.

As quatro cirurgias já realizadas, estiveram a cargo das equipas do Serviço de Cirurgia Geral e do Serviço de Urologia. Duas sigmoidectomias, a dois utentes oncológicos, concretizadas pelo primeiro serviço, uma prostatectomia radical e uma nefrectomia parcial, ambas em doentes oncológicos, realizadas pelo segundo serviço.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da ULSAS, Pedro Correia Azevedo, “o arranque deste programa é um marco extraordinariamente importante para a ULSAS e, sobretudo, para os utentes que servimos, bem como para os profissionais.”

Incluído no investimento C01-i04 do PRR, o programa vinca o compromisso dos objetivos definidos no PRR para a modernização tecnológica do SNS, contribuindo para a melhoria do serviço prestado aos utentes. Permite, por um lado, evitar a obsolescência dos equipamentos e, por outro, apoiar o diagnóstico precoce da doença, com impacto na correção de assimetrias geográficas, aumentando o sucesso do tratamento e diminuindo a morbilidade e a mortalidade.

Scroll to Top