Teve lugar esta quarta-feira na Fundação Portuguesa das Comunicações, o evento de apresentação das realizações alcançadas no âmbito dos investimentos da Agência para a Modernização Administrativa financiados pelo PRR.
A iniciativa contou com a intervenção, na abertura, da Presidente do Conselho Diretivo da AMA, Sofia Mota e com o Primeiro-ministro, Luís Montenegro no encerramento, que frisou o bom aproveitamento, feito pelo Governo, dos fundos do PRR na inovação e digitalização.
No evento Fernando Alfaiate, Presidente da Recuperar Portugal, destacou, durante a sua intervenção, o papel central das pessoas, indicando que são as pessoas, os cidadãos, que serão impactados com a aposta na inovação e na digitalização, seja porque o mercado se torna mais ágil com o crescimento das empresas, seja porque os custos de contexto são reduzidos ou mesmo porque os serviços públicos passam a conseguir dar uma resposta mais rápida a quem precisa deles. Os investimentos da AMA, financiados pelo PRR, como 31 lojas de cidadão e 400 espaços de cidadão ou a app cidadão, são exemplo disso mesmo.
Entre as iniciativas em evidência, estiveram a exibição do novo Portal dos Territórios Inteligentes, desenvolvido para potenciar uma gestão mais eficiente e sustentável dos territórios, a introdução de novas funcionalidades na aplicação gov.pt, que reforçam a acessibilidade e a eficácia dos serviços públicos digitais, e a apresentação da versão Beta do LLM português, Amália.
Perante uma audiência com a presença de vários membros do governo como os ministros Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, da Educação, Fernando Alexandre, e da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, foi ainda destacado o compromisso com a transformação digital, tendo sido apresentadas as metas alcançadas no 1º Trimestre 2025, no âmbito do PRR, no domínio da inovação digital da Administração Pública, com destaque para os mais recentes avanços.

