Está disponível a Bolsa de Polinização Apícola, uma ferramenta digital criada no âmbito do projeto Beeland e financiada pelo PRR.
No âmbito da Componente C05 do PRR que tem como objetivo impulsionar a investigação e a inovação com vista a uma agricultura sustentável, o Projeto Beeland – Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios surgiu para avaliar o ecossistema proporcionado pelas abelhas e pela apicultura.
Sendo Portugal um país de forte tradição apícola com 9 regiões de Mel DOP, as alterações climáticas, incêndios e introdução de espécies invasoras levam a alterações profundas nos territórios, ameaçando a genuinidade do Mel DOP português. A Bolsa de Polinização permite, através de um registo digital, que os agricultores e apicultores possam inscrever as suas colmeias e terrenos para a promoção da polinização como atividade económica e contribuir para a resiliência ambiental, económica e social nos territórios.
O desenvolvimento desta ferramenta envolveu uma investigação exaustiva sobre a relevância dos serviços de polinização realizados pelas abelhas melíferas no território nacional, destacando a sua importância para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade agrícola.