Num momento que marca a consignação da última empreitada de obras da Infraestruturas de Portugal no âmbito da Componente 7 – Infraestruturas do PRR, realizou-se esta manhã, na sede da IP, a cerimónia para a consignação da mesma, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Nuno Pinto.
Terá agora início a construção da Variante à EN211 entre Quintã e Mesquinhata, no distrito de Porto, concelhos de Marco de Canaveses e Baião. Um investimento PRR de cerca de 14,7 milhões de euros, que tem como principais objetivos a melhoria das condições de mobilidade e segurança rodoviária de todos os utilizadores da via, automobilistas e peões, bem como a promoção da coesão económica e social.
A empreitada, que hoje se inicia, corresponde à construção de uma variante à EN211, com cerca de 2,5 km, entre o entroncamento da EN321-1 e a localidade de Mesquinhata, com o objetivo oferecer um percurso alternativo à EN211 e desviar os tráfegos de passagem do interior dos aglomerados urbanos, melhorando, assim, o nível de serviço rodoviário e reduzindo os tempos de percurso.
Para além da construção da variante à EN211, com cerca de 2,5 km, a empreitada inclui ainda uma nova rotunda na Mesquinhata, três viadutos, três passagens superiores e uma passagem agrícola.
A IP já lançou 25 obras no âmbito da Componente 7 do PRR, sendo esta a última e estando já sete concluídas.