A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve alcançou uma redução de 42,3% no consumo energético do seu edifício-sede, em Faro, após a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética financiadas pelo PRR.
Este projeto, que surge no âmbito do investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, do PRR, contribuiu, decisivamente, para que a CCDR ultrapassasse as metas de eficiência energética que havia definido para o período 2022–2024.
Entre as principais intervenções, destaca-se a instalação de um sistema solar fotovoltaico com armazenamento para autoconsumo ligado à rede de baixa tensão, sendo complementado por baterias que permitem o desfasamento entre a produção e o consumo de energia. Uma solução que permite reduzir, significativamente, a dependência da rede elétrica, maximizando o aproveitamento da energia renovável produzida localmente.
Como resultados destas intervenções, foi possível:
-Reduzir o consumo anual de energia elétrica do edifício de 109.297 kWh para 63.061 kWh em 2024;
-Melhorar a classificação energética do edifício, que passou de B para A+;
-Reduzir o consumo de energia primária de 273.424 para 157.653 kWhEP;
-Evitar a emissão 15,97 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) para a atmosfera.
O investimento TC-C13-i02 – Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, do PRR, pretende promover a reabilitação energética de edifícios da administração pública central, bem como a eficiência energética e dos recursos e reforçar o autoconsumo de energias renováveis, contribuindo, desta forma, para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios da Administração Pública Central e, por consequência, para as metas ambientais definidas.