O novo Centro de Saúde de Ourique, no distrito de Beja, representa mais uma importante concretização da Componente C01 – Saúde do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que responde à necessidade de reforçar a rede pública de cuidados de saúde primários em todo o território.
A infraestrutura, edificada num terreno contíguo ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Ourique, ficou concluída no final de junho, de acordo com o presidente da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), José Carlos Queimado. Segundo o responsável, é agora necessário “fazer testes” e “instalar as pessoas” no novo espaço.
Com um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, integralmente financiado pelo PRR, a obra teve início em julho de 2023, sob responsabilidade da ULSBA.
Este novo centro de saúde permitirá alargar a cobertura de cuidados de saúde de proximidade e, como sublinha Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Ourique, proporcionar “melhores condições de acesso aos cuidados de saúde para os utentes e de trabalho para os profissionais de saúde”.
O autarca destaca também o simbolismo da obra para a comunidade: “É um sonho que alimentamos há muito tempo e pelo qual muito lutamos, com resiliência, mas sempre com sentido positivo de construção de soluções para as pessoas e para o nosso território.”
A nova infraestrutura responde a necessidades concretas da população local, caracterizada por um envelhecimento significativo. Para Marcelo Guerreiro, este investimento vem reforçar o papel do concelho na garantia de um futuro com qualidade de vida: “Vai possibilitar que uma população envelhecida tenha os cuidados de saúde que merece, que as famílias tenham acesso à saúde e que os jovens tenham segurança de que, em Ourique, existe verdadeiramente futuro.”