Já está online o VRSA Digital, o novo marketplace de Vila Real de Santo António, desenvolvido no âmbito da iniciativa Bairros Comerciais Digitais, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta plataforma marca mais um passo na modernização do comércio tradicional e na transformação digital da economia local.
A medida Bairros Comerciais Digitais insere-se no investimento Transição Digital das Empresas da Componente C16 – Empresas 4.0, do PRR. A iniciativa visa acelerar a transição digital do setor do comércio e serviços, apoiando projetos que integrem soluções tecnológicas para modernizar a relação entre comerciantes, consumidores e territórios. O objetivo é dotar as zonas comerciais de ferramentas digitais que promovam a competitividade, inovação e sustentabilidade dos negócios locais.
O projeto de Vila Real de Santo António representa um investimento global de 895 mil euros e foi aprovado em agosto de 2023. Com o lançamento do VRSA Digital, acessível em bairrodigital.vrsa.pt, os consumidores podem agora descobrir, consultar e adquirir produtos e serviços locais de forma fácil e centralizada, independentemente da sua localização geográfica.
Na apresentação pública do projeto, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo, destacou a importância do novo marketplace enquanto ferramenta de valorização económica e social, indicando que é “um convite à colaboração, à união e à valorização do nosso tecido económico local”, tratando-se de “um espaço onde cada loja tem voz, cada produto tem lugar e cada cliente tem acesso direto à qualidade do nosso comércio”.
A plataforma arranca com 90 estabelecimentos, situados na zona pedonal do centro histórico de Vila Real de Santo António – o chamado Centro Comercial a Céu Aberto – e prevê-se que o projeto se estenda a todo o concelho até setembro de 2025.
Com este projeto, o PRR continua a materializar-se em soluções concretas que aproximam as comunidades da inovação e da economia digital, promovendo a revitalização dos centros urbanos.




Fotos: CM VRSA