O Festival do Bairro – Cinema na Rua arrancou esta semana na União das Freguesias de Setúbal, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da medida Comunidades em Ação, no âmbito da Operação Integrada Local (OIL).
O projeto, com direção artística do programador e jornalista Rui Pedro Tendinha, convida os moradores da União das Freguesias de Setúbal a participar ativamente na construção do festival, nomeadamente escolhendo os filmes a exibir em sessões de cinema ao ar livre nos bairros que fazem parte da iniciativa.
Encontra-se a decorrer a fase de recrutamento para o comité de seleção cinematográfica, destinado a residentes com mais de 16 anos. Os participantes serão responsáveis pela escolha das curtas e longas-metragens que irão integrar o programa, valorizando o envolvimento direto da comunidade. Para tal, deverão inscrever-se, gratuitamente, através do mail luis.brito@beyondevents.pt
As sessões serão acompanhadas de convidados especiais, como atores, músicos e profissionais da área do cinema, promovendo momentos de partilha e contacto com os processos de criação cinematográfica.
Esta iniciativa integra-se na Componente C03 – Respostas Sociais, do PRR, na medida Comunidades em Ação, que visa promover intervenções integradas em territórios vulneráveis das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, através de projetos que potenciem a inclusão social, o acesso à cultura, a qualificação, a saúde e a participação cívica.
O Festival do Bairro – Cinema na Rua realiza-se ao longo deste ano e culmina em 2026 com a exibição pública das obras selecionadas. A iniciativa inscreve-se num conjunto mais amplo de ações promovidas no território com o apoio do PRR, alinhadas com os objetivos de coesão social e valorização das comunidades locais.



Fotos: CM Setúbal