Oliveira do Hospital dispõe agora de um Parque de Recolha de Biomassa — uma infraestrutura que promete reforçar a proteção do território e contribuir para uma gestão mais sustentável dos recursos florestais. O novo espaço, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra , conta com o financiamento do PRR, no âmbito da agenda Transform. Um consórcio que promove uma mudança profunda no setor florestal em Portugal, atuando de forma articulada ao longo de toda a cadeia de valor, através da digitalização, da resiliência económica e da neutralidade carbónica, reforçando, assim, a sustentabilidade da floresta e fortalecendo a competitividade das empresas do setor.
Com mil metros quadrados, o parque instalado na Zona Industrial do Concelho está preparado para receber sobrantes de podas agrícolas, limpezas de terrenos e manutenções de jardim, que serão, posteriormente, encaminhados para centrais de biomassa.
O projeto, cujo investimento ascende aos 34 mil euros, assume o objetivo de valorizar os resíduos florestais e agrícolas, substituindo a queima por soluções que geram energia e promovem a economia circular.
A CIM da região de Coimbra está a promover a articulação entre os diferentes municípios para a criação de uma Rede Intermunicipal de Parques de Biomassa e Contentores Florestais, que pretende ser uma alternativa concreta às queimas de sobrantes, reduzindo o risco de incêndio e promovendo práticas mais sustentáveis em todo o território.
Além de Oliveira do Hospital, a rede de parques de biomassa já cobre integralmente o território do município de Penacova, e continuará a crescer, fomentando a valorização da biomassa como recurso energético e ambiental.