No âmbito do Programa Qualifica do PRR, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, I.P. atingiu em junho de 2025, 9 meses antes do previsto, a meta definida para a Qualificação na Administração Pública no Alentejo.
A meta estabelecida previa 503 trabalhadores da Administração Pública envolvidos em processos de qualificação, tendo sido superada e atingido, à data, um número de 516 participantes. Destes, 168 já contam com as competências certificadas: 134 concluíram processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissional e 34 obtiveram certificação escolar.
“A articulação com os empregadores públicos tem sido essencial para alcançar estes resultados. Estamos a investir nas pessoas e, ao mesmo tempo, a melhorar os serviços prestados à população”, refere a coordenação do Centro.
Resultados que demonstram a importância da qualificação dos trabalhadores da Administração Pública enquanto instrumento estratégico para a modernização dos serviços, o aumento da eficácia e eficiência, bem como a valorização dos profissionais.
A antecipação da meta reflete o compromisso com os objetivos do PRR, contribuindo para uma Administração Pública mais capacitada, moderna e centrada no serviço ao cidadão.