Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Açores criam sistema inteligente para monitorizar fluxos turísticos com apoio do PRR

Os Açores vão implementar um Sistema Integrado de Monitorização Inteligente de Fluxos Turísticos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de reforçar a gestão sustentável do turismo na região

A nova plataforma permitirá obter dados em tempo real sobre perfis, mobilidade e padrões de visita de turistas nas nove ilhas do arquipélago, contribuindo para uma gestão mais eficiente e equilibrada da atividade turística. Um projeto inovador que permite, assim, reforçar a gestão sustentável do turismo na Região Autónoma dos Açores.

Para Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, “Os Açores posicionam-se na vanguarda da transição verde e digital aplicada ao turismo, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, económica e social do setor”. 

A informação recolhida pelo sistema será essencial para tomadas de decisão baseadas em dados concretos, permitindo ajustar políticas públicas, melhorar a experiência dos visitantes e preservar os recursos naturais e culturais da região.

A adjudicação da plataforma foi feita na sequência de um concurso público internacional, pelo valor de 598.999 euros (acrescido de IVA). O projeto terá um prazo de execução de 70 dias.

Esta iniciativa é financiada pelo PRR, através do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa, e alinha-se com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), que visa modernizar e qualificar a gestão turística no arquipélago.

Scroll to Top