Os Açores vão implementar um Sistema Integrado de Monitorização Inteligente de Fluxos Turísticos, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de reforçar a gestão sustentável do turismo na região
A nova plataforma permitirá obter dados em tempo real sobre perfis, mobilidade e padrões de visita de turistas nas nove ilhas do arquipélago, contribuindo para uma gestão mais eficiente e equilibrada da atividade turística. Um projeto inovador que permite, assim, reforçar a gestão sustentável do turismo na Região Autónoma dos Açores.
Para Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, “Os Açores posicionam-se na vanguarda da transição verde e digital aplicada ao turismo, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, económica e social do setor”.
A informação recolhida pelo sistema será essencial para tomadas de decisão baseadas em dados concretos, permitindo ajustar políticas públicas, melhorar a experiência dos visitantes e preservar os recursos naturais e culturais da região.
A adjudicação da plataforma foi feita na sequência de um concurso público internacional, pelo valor de 598.999 euros (acrescido de IVA). O projeto terá um prazo de execução de 70 dias.
Esta iniciativa é financiada pelo PRR, através do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa, e alinha-se com os objetivos estratégicos do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), que visa modernizar e qualificar a gestão turística no arquipélago.