Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR viabiliza 33 novas habitações no Funchal

Foi inaugurado hoje, dia 23 de julho, no Funchal um novo edifício de habitação coletiva financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, representa um investimento de cerca de 4,4 milhões de euros e integra-se na resposta concreta às necessidades habitacionais da população, num contexto de crescente pressão no acesso à habitação.

Localizado em São Martinho, junto à rotunda da Rua do Brasil, o edifício agora concluído oferece um total de 33 frações: doze apartamentos T1, doze T2, oito T3 e um T4. A infraestrutura inclui ainda dois pisos subterrâneos com estacionamentos e arrecadações, garantindo condições de conforto e funcionalidade às famílias que o vão habitar.

A operação, desenvolvida pela autarquia ao abrigo do PRR, insere-se numa estratégia mais ampla de resposta habitacional na Região Autónoma da Madeira. Até 2026, está prevista a entrega de 805 habitações com renda reduzida, no âmbito do PRR, a que se somarão novas iniciativas em modelos complementares como a habitação cooperativa e social.

Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, defendeu uma “ação estratégica concertada para a habitação entre o Governo Regional e os municípios”, como resposta ao desafio de acesso à habitação para um “importante segmento” da população, pressionado pela escalada dos preços no mercado imobiliário regional.

A concretização desta obra é mais um exemplo da aplicação do PRR, através da Componente C02 – Habitação, de investimentos estruturais para a melhoria das condições de vida das populações e o reforço da coesão territorial.

Fotos: madeira.gov.pt

Scroll to Top