Foi inaugurado hoje, dia 23 de julho, no Funchal um novo edifício de habitação coletiva financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto, promovido pela Câmara Municipal do Funchal, representa um investimento de cerca de 4,4 milhões de euros e integra-se na resposta concreta às necessidades habitacionais da população, num contexto de crescente pressão no acesso à habitação.
Localizado em São Martinho, junto à rotunda da Rua do Brasil, o edifício agora concluído oferece um total de 33 frações: doze apartamentos T1, doze T2, oito T3 e um T4. A infraestrutura inclui ainda dois pisos subterrâneos com estacionamentos e arrecadações, garantindo condições de conforto e funcionalidade às famílias que o vão habitar.
A operação, desenvolvida pela autarquia ao abrigo do PRR, insere-se numa estratégia mais ampla de resposta habitacional na Região Autónoma da Madeira. Até 2026, está prevista a entrega de 805 habitações com renda reduzida, no âmbito do PRR, a que se somarão novas iniciativas em modelos complementares como a habitação cooperativa e social.
Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, defendeu uma “ação estratégica concertada para a habitação entre o Governo Regional e os municípios”, como resposta ao desafio de acesso à habitação para um “importante segmento” da população, pressionado pela escalada dos preços no mercado imobiliário regional.
A concretização desta obra é mais um exemplo da aplicação do PRR, através da Componente C02 – Habitação, de investimentos estruturais para a melhoria das condições de vida das populações e o reforço da coesão territorial.

Fotos: madeira.gov.pt