Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

PRR impulsiona transição digital em mais de 8.000 empresas no Norte

O projeto “Acelerar o Norte”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após 20 meses de trabalho no terreno, apresenta um balanço muito positivo. Foram mais de 8.000 micro, pequenas e médias empresas, que beneficiaram de ações práticas para acelerar a sua digitalização, e mais de 5.000 empresários, comerciantes e colaboradores capacitados.

Promovida pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) em parceria com a AEP, AHRESP e ACEPI, a iniciativa mobilizou 19 milhões de euros de investimento para apoiar o tecido empresarial das oito sub-regiões do Norte (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), através de uma rede de 16 aceleradoras de comércio digital e uma equipa de 40 técnicos especializados.

Durante o projeto foram realizadas 54 ações de sensibilização e 180 sessões de capacitação, com um total de 500 horas de formação prática focada em ferramentas digitais, e-commerce e marketing digital.

A estratégia incluiu dois eixos principais: o “Roadshow para a Digitalização”, já concluído, e o “Roadshow de Capacitação”, que garantiu a entrega de soluções práticas e personalizadas, tendo sido levado a cabo até junho do corrente ano. Esta iniciativa culminou com diagnósticos de maturidade digital, elaboração de planos de transição e entrega de vouchers até 2.000 euros para serviços digitais.

O projeto percorreu cerca de 10.000 quilómetros desde o seu arranque, em março de 2024, e envolveu mais de uma centena de parceiros locais — desde autarquias a associações empresariais e entidades privadas — assegurando uma forte articulação com o terreno.

Para complementar as ações presenciais, foi também lançada a Academia Digital Acelerar o Norte, uma plataforma online gratuita de formação contínua, pensada para empresários e equipas que pretendam aprofundar ou reforçar as competências digitais (ver notícia sobre a Academia aqui).

Para João Vieira Lopes, presidente da CCP, “os resultados mostram um impacto significativo na promoção da transição digital das empresas na região Norte”. E sublinha: “Ficou claro que há uma grande vontade de mudança por parte dos empresários e o nosso trabalho foi garantir que essa vontade se traduz em competências e resultados.”

Scroll to Top