Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Com apoio PRR, nova resposta social em Polvoreira reforça cuidados à infância, aos seniores e às famílias

A freguesia de Polvoreira, em Guimarães, tem agora um novo equipamento social de grande relevância para a comunidade e para a região. Resultado da requalificação da antiga escola da Valinha, o novo espaço acolhe três respostas sociais essenciais: uma creche com capacidade para 84 crianças, um centro de dia com 30 vagas e um serviço de apoio domiciliário que irá beneficiar 40 pessoas.

Este projeto surge no âmbito do investimento estratégico da Componente C03 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa reforçar, requalificar e inovar os serviços sociais dedicados à infância, à população sénior, às pessoas com deficiência ou incapacidade e às famílias. A nova infraestrutura é dinamizada pela Cooperativa Mais Polvoreira – Solidariedade, Educação e Empreendedorismo Social

e teve um investimento total superior a 833 mil euros, dos quais 652 mil euros foram financiados pelo PRR, o novo equipamento é um exemplo da intervenção direta na melhoria de vida das populações.

Mais do que um edifício reabilitado, esta infraestrutura representa uma nova dinâmica para a freguesia e para as localidades vizinhas. A lotação da creche encontra-se já esgotada, refletindo a enorme procura por soluções de apoio à infância, enquanto o centro de dia regista uma taxa de ocupação na ordem dos 90%. O serviço de apoio domiciliário entra em funcionamento a partir de meados de agosto, quando estiver concluída a contratação da equipa técnica especializada.

Além da resposta direta às necessidades sociais, o projeto assume também um papel ativo na criação de emprego local, com a contratação de 27 profissionais que irão garantir o funcionamento dos serviços e apoiar os cerca de 120 utentes previstos.

Os investimentos do PRR, através da Componente C03, apresentam mudanças reais e sustentáveis nas comunidades, promovendo o bem-estar, a inclusão e a igualdade de oportunidades, em todo o território nacional.

Fonte: Facebook Município de Guimarães

Scroll to Top