Uma garrafa de vidro para vinho, com apenas 260 gramas, desenvolvida por um consórcio nacional no âmbito da Agenda Mobilizadora “Embalagem do Futuro®”, é apresentada esta semana no Pavilhão de Portugal, na Expo 2025, em Osaka. Trata-se, segundo os promotores, da garrafa de vinho em vidro mais leve do mundo.
Produzida com até 80% de vidro reciclado e concebida com tecnologias avançadas pela Santos Barosa (Grupo Vidrala) em parceria com o LiDA – Laboratório em Design e Artes do Politécnico de Leiria, a garrafa alia inovação, sustentabilidade, eficiência logística e design industrial. A redução de 20% na superfície de vidro foi alcançada através de uma geometria otimizada e paredes ultrafinas.
Este projeto integra os 19 Produtos, processos ou serviços contratualizados com o PRR no âmbito da agenda “Embalagem do Futuro®”, que mobiliza 79 entidades, entre empresas, instituições científicas e organismos públicos e conta com um investimento global de 104,1 milhões de euros.
As Agendas Mobilizadoras integram o PRR e visam acelerar a inovação empresarial em Portugal, através de consórcios entre empresas e instituições científicas, com investimento público e privado para transformar conhecimento em soluções com impacto real. O produto agora apresentado no Japão é mais uma concretização deste investimento do Plano de Recuperação e Resiliência.