Com tecnologia de última geração, que reduz a radiação e acelera exames, o novo equipamento de Tomografia financiado pelo PRR permite diagnósticos mais precisos.
É no contexto da modernização tecnológica dos hospitais do SNS pelo PRR, que o Hospital Distrital de Santarém (Que integra a Unidade Local de Saúde da Lezíria) inaugurou o novo equipamento de Tomografia Computorizada , que representa um grande avanço tecnológico conseguido por um investimento de 1,3 milhões de euros, financiado pelo PRR.
A nova Tomografia Computorizada integra tecnologia de última geração e traz ganhos substanciais em termos de segurança, rapidez e qualidade do diagnóstico, reduzindo significativamente a dose de radiação administrada aos utentes e reduzindo o tempo de exame, já que permite imagens quase imediatas.
Além da velocidade, destaca-se a capacidade de deteção precoce de lesões, graças à tecnologia espectral, e a possibilidade de realizar análises quantitativas mais fiáveis, com estudos de perfusão em órgãos vitais como o cérebro, pulmão e coração (miocárdio).
“Este novo equipamento traduz um salto qualitativo. Garante maior celeridade, melhor qualidade e mais segurança, com menor dose de radiação para os doentes”, indica Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, que enumera que, em 2023, foram realizados cerca de 35 mil exames.
O novo equipamento faz parte de um plano mais amplo de modernização da ULS Lezíria, que prevê vários outros investimentos PRR. Entre os projetos em curso estão a ampliação e requalificação do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, em especial do serviço ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, a remodelação de vários pisos de internamento, a criação de uma Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina Interna (UCIMI) e a aquisição de equipamentos hospitalares de tecnologia avançada.

fonte: www.hds.min-saude.pt