Plano de Recuperação e Resiliência – Recuperar Portugal

Município de Faro reforça rede local de apoio social com investimento

O Município de Faro está a implementar o Projeto Radar Social, uma iniciativa financiada pelo PRR com o objetivo de reforçar e aproximar a rede local de apoio social a todos os cidadãos, promovendo comunidades mais justas e solidárias. Este projeto pretende identificar e apoiar pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão social, através da articulação com a rede de serviços e respostas sociais existentes no concelho.

Após a conclusão da 1.ª fase dedicada à atualização dos instrumentos estratégicos da Rede Social de Faro, como o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e o plano de ação  e o mapeamento dos recursos disponíveis, o Município encontra-se agora na fase de avaliação e sinalização de situações de risco.

Entre as situações que podem ser sinalizadas estão o isolamento social, problemas de saúde ou saúde mental não acompanhados, pessoas em situação de sem-abrigo, desemprego, carência económica, falta de suporte familiar, habitação indigna, carência alimentar, violência, comportamentos aditivos, deficiência, dificuldades físicas, tráfico humano, e crianças ou jovens em risco, entre outras.

No âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais do PRR, este investimento encontra-se em implementação por todo o país com o principal objetivo de detetar situações de fragilidade social e apoiar o exercício de cidadania ativa em prol dos mais desprotegidos e vulneráveis socialmente.

 

Scroll to Top